Black Friday e o impacto da Copa do Mundo 2022

homem e mulher vestidos com camisa do time do Brasil comemorando

Os efeitos da junção desses dois eventos, Black Friday e Copa do Munda em 2022, são imprevisíveis, visto que nunca aconteceu antes. Ou seja, não há um histórico com o qual se possa basear as expectativas do mercado. Porém, é possível tomar decisões mais informadas fazendo análises assertivas sobre eventos passados, em separado, bem como entendendo o presente.

Pesquisas apontam que 86% dos brasileiros pretendem assistir os jogos da Copa e as buscas pelo tema na internet têm aumentado exponencialmente. Assim, espera-se grande adesão do público brasileiro à Copa 2022. Por consequência, existe um impacto nas pretensões de consumo por parte do público que pretende consumir itens em função de melhorara experiência como expectadores. Fato é que se aguarda grande demanda por eletrodomésticos, pacotes de televisão por assinatura, artigos temáticos(camisas, por exemplo), comidas e bebidas.

Analisando mais a fundo, fica evidente que a procura dos consumidores se diferenciam em intensidade, a depender do período do evento. Existem cinco movimentos que marcam a procura por produtos de diferentes categorias de consumo. Para que o comércio acerte na disponibilização de produtos, publicidade e período das promoções é preciso entender a fundo como esses movimentos funcionam.

Neste momento único, a busca por aparelhos de televisão e equipamentos de vídeo são impulsionadas no período pré e durante a Copa, perdendo intensidade após os jogos do Brasil. Ainda, inclui-se nesta lista produtos de esporte e lazer.

Outro nicho de produtos em crescimento neste período são os de acessórios e bebidas, apresentando maior número de vendas no período antes e durante dos jogos. Por fim, a categoria pós jogos inclui produtos como celulares e itens de limpeza.  

A postura do comércio diante do encontro da Copa do Mundo 2022 com a Black Friday deve ser muito bem construída em cima de uma estratégia inteligente, já que são muitos cenários possíveis.

Em relação à antecipação das promoções, por exemplo, as ofertas precisam realmente ser imperdíveis para que o público não deixe para consumir apenas na véspera da Copa. Também, existe a possibilidade de alteração da data da Black Friday, separando esses dois eventos – o que requer uma boa estratégia para que não deixe as vendas prejudicadas.

Em resumo, a junção da Copa do Mundo com a Black Friday pode alavancar o interesse de consumo por produtos específicos, como televisões, equipamentos de áudio, itens de informática, dentre outros que podem otimizar a experiência do expectador.

Asempresas e lojas que comercializam tais produtos devem começar o quanto antes acriar uma narrativa de desejo de consumo, gatilhos de compra e estímulo aintensão de compra. Por mais que as vendas aconteçam em maior intensidade noperíodo de véspera, a “vontade” do consumidor já pode ser construída desdeagora.

O grande desafio será justamente o caminho que o comércio deverá traçar daqui até a Copa do Mundo, explorando recursos que transformem seus produtos em objeto de desejo, garantindo o sucesso do encontro desses dois grandes eventos.

A Ferraz está aqui para te ajudar!

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