Não é mágica e nem sorte: entenda o crescimento surreal da rede Oxxo no Brasil

Foto da frente do Oxxo

Fato é que não é por um infortúnio ou excesso de sorte que as redes Oxxo estão se multiplicando no país,

Se você é de São Paulo ou Região Metropolitana, talvez já tenha se deparado com uma loja da Oxxo. A rede de mercados mexicana conta com 40 anos de existência e mais de 19 mil lojas na América Latina e, ainda que tenha vindo para o Brasil só em 2020, já possui mais de 100 lojas no País, a maioria delas no estado de São Paulo.

Pertencente ao Grupo Nós (parceria entre a Raízen e Femsa Comércio), a Rede Oxxo abriu sua primeira loja na cidade de Campinas - SP e seu plano de negócios sempre pretendeu ter uma “expansão acelerada e sustentável”. Seu maior atrativo é ser uma rede de mercados de proximidades e conveniência. Mas, o que isso significa na prática? 

Inspiradas nas “tienditas” mexicanas, ou seja, nas pequenas mercearias de bairro, as lojas da Oxxo se baseiam num modelo de negócios que os produtos são determinados pelo tipo de consumidor. Por isso, não é de se estranhar que haja sortimento dos produtos oferecidos e, tampouco, que haja mais de uma Oxxo em determinado espaço urbano. Sua maior estratégia é essa mesma, a proximidade e a conveniência, sendo seu maior propósito:  “Facilitar a sua vida e atender as suas necessidades, sempre próximo de você”.

Uma ideia simples e um modelo de negócios de sucesso e em expansão, de acordo com a própria rede, até o fim deste ano no Brasil terão mais de 300 lojas. Isso acontece porque a Oxxo se vincula aos consumidores urbanos e a ideia de conveniência e proximidade surge enquanto uma das suas maiores necessidades: a economia de tempo é um dos principais custos do cotidiano das cidades.

Economizar tempo ou ganhar tempo é a demanda mais urgente de quem vive na área urbana e, é exatamente devido a este fato que o Diretor da Rede Oxxo, no Brasil, vincula o sucesso e o crescente número das lojas no país, ainda com a alta na inflação. Em entrevista concedida à Reuters e publicada pela CNN o Diretor assume que a tendência de economia de tempo, atrelada ao fato que as redes de conveniência são poucas ainda no País, são chaves centrais do sucesso da Rede. As altas nos preços pela inflação são mitigadas, por sua vez, com a terceirização de alguns serviços.  

De fato, é de surpreender a grande expansão das lojas Oxxo no Brasil. É surpreendente ainda que esta expansão tenha ocorrido em um tempo tão curto e, mais, seja vislumbrada dentro do próprio modelo de negócios da Rede.  Tudo isso, mesmo que pareça uma mágica, não o é!

Fato é que não é por um infortúnio ou excesso de sorte que as redes Oxxo estão se multiplicando no país, mas sim uma estratégia vislumbrada desde própria criação da Rede: baseada no princípio da proximidade e conveniência, pretende-se criar uma rede capilar de crescimento que faça que seu consumidor “integre a proximidade física e emocional através de soluções e ofertas”  de maneira que a sua existência  seja capaz, também, de transformar os bairros que atuam.

Talvez aquilo que possa parecer simples, nos revele uma sofisticada estratégia de marketing e negócios. A Rede Oxxo é um grande exemplo disso!

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